Sons não utilizados na fala
Espirro
O espirro é uma explosão involuntária da corrente de ar através do nariz e da boca, ocasionada por uma irritação das membranas mucosas do nariz ou da garganta. Este mecanismo de defesa do corpo humano é utilizado para expelir substâncias prejudiciais ao organismo, tais como ácaros, pó, pólen, vírus e bactérias. Quando essas partículas são inspiradas e entram em contato com as terminações nervosas das narinas, o cérebro prepara os pulmões para expelir uma coluna de ar maior do que a normal, suficiente para expelir tais partículas agressoras. O jato de ar, gotículas salivares e secreções nasais - o espirro - pode chegar a uma velocidade de até 160 km/h. Não é aconselhável segurar um espirro, pois isto pode ocasionar uma maior pressão na área dos ouvidos, provocando dores, infecções ou até mesmo o rompimento do tímpano.
Soluço
O soluço é um fenômeno no qual contrações espasmódicas e involuntárias do diafragma, seguidas do fechamento da glote, levam a uma inspiração rápida e curta, não sincronizada com o ciclo respiratório. Através dos movimentos de distensão e relaxamento do diafragma, o ar é forçado a entrar no estômago, mas logo é expulso, com um ruído característico. O soluço benigno geralmente ocorre devido a disfunções do sistema nervoso, distensão gástrica (ingestão de bebidas alcoólicas ou carbonadas), deglutição de alimentos em grandes quantidades, ansiedade, etc. Já o soluço persistente / incessante pode ocorrer devido á causas neurológicas, metabólicas, cirúrgicas ou devido a neoplasias. O soluço benigno geralmente pode ser resolvido ao forçar o diafragma a funcionar junto com a respiração, interrompendo o ciclo respiratório durante alguns segundos.
Tosse
A tosse é uma contração espasmódica da cavidade torácica, na qual o ar é expelido fortemente dos pulmões, acompanhado de um som característico. Esse processo ocorre geralmente para livrar o organismo de substâncias agressoras (vírus, fungos, bactérias) que já se encontram na garganta, laringe, traquéia ou pulmões. Além das tosses comuns, há ainda tosses persistentes (ocasionadas por alergias ou patologias mais sérias) e tosses psicogênicas (ocasionadas por razões psicológicas ou sociais).
Quando a tosse ocorre devido ao fato de uma porção de comida ter descido pela traquéia ao invés do esôfago (devido a uma falha na glote), ela geralmente é chamada de engasgo. Algumas complicações podem surgir de tosses contínuas, tais como desmaios, insônias, vômitos induzidos ou até mesmo lesões nas costelas ou inflamação dos tecidos na região próxima às costelas.
Fonte: